quinta-feira, 17 de abril de 2008

O que eh Hatzerim?

Hatzerim eh o nome do kibutz onde eu estou morando. Ele fica no sul de Israel, perto de Beer Sheva, no meio do deserto do Neguev. O legal eh que ele eh um dos kibutzim mais arborizados que eu jah vi (eh lindo!) e voce nem nota que mora no deserto. Quer dizer, nota quando varre o chao e ve 87,5 kg de poeira, mas enfim...
Hatzerim significa "patios", ou seja, nao eh exatamente um bom nome, mas o kibutz eh maravilhoso. Eh um dos poucos kibutzim que ainda nao privatizaram seu Cheder Haochel (refeitorio) e mantem seu funcionamente comunitario. Isso porque, hoje em dia, a maioria dos kibutzim, que originalmente eram sistemas "socialistas", jah foram privatizados, cada um vive na sua casa, compra comida no refeitorio e trabalha fora. Hatzerim, apesar de ter sofrido algumas mudancas, ainda eh um kibutz shitufi (coletivo).
No momento os chaverim (moradores do kibutz) estao com duvidas quanto a isso, estao repensando um pouco essa situacao de Hatzerim. Vao ocorrer, em algum tempo, votacoes relacionadas a isso. Eu torco pra que nao mude, vamos ver...

[Essa explicacao foi porque a Titia Ida perguntou e eu percebi que muitas pessoas podem nao fazer ideia do que se trata]

Agora, sobre mim...
Nesse domingo tivemos um tiul (passeio) sobre a imigracao, tnato legal quanto ilegal, para Israel. Fomos em um museu muito interessante que, na epoca do mandato britanico, era uma frabrica ilegal de armas, no subterraneo. O interessante foi que, assim que pisei lah, lembrei que jah havia estado lah em 1996, quando morei em israel com a minha familia. Depois fomos pra um museu nada interessante sobre pomares. Sim, sobre pomares. Mas, enfim, almocamos por la mesmo e essa parte eh sempre muito interessante. Depois fomos pro norte, pra um lugar que era um campo de refugiados do tempo dos britanicos. Os imigrantes ilegais que eram pegos iam pra la antes de serem mandados pro chipre e de volta pro seu pais de origem. O lugar se chama Machane Aklit e com certeza tem uma historia muito interessante, mas que foi bem mal contada pra nos. Ai ficamos lah moragando um tempo e teve um evento, um ato de todos os ulpanim (loicais que ensinam hebraico para imigrantes e intercambistas) de israel. Foi legal, teve dancas, musica e cada ulpan leu um textinho (meio idiota) e mostrou sua bandeira.
O tiul de uma maneira geral nao foi super proveitoso, mas foi bacana. Eh sempre bom sair do kibutz.
Depois do tiul estamos tendo uma semana um pouquinho cheia no kibutz. Essa semana trabalhamos 2a, 4a, 5a e 6a e estudamos soh na 3a. Alem disso, vamos fazer uma danca pra apresentar na festa da colheita sexta e temos que mandar o video das haboniadas. Enfim, nessa correria toda, ateh fiquei meio dodoizinha. Nada de mais, mas hoje nao to trabalhando.
Sabado vamos ter pessach("pascoa"). Vou passar no Cheder Haochel com a minha familia adotiva do kibutz. Domingo temos chofesh (feriado) e segunda saimos pra um seminario sobre sociedade israelense de uma semana. Acho que vai ser bom, mas vem cansativo. Depois dou noticias sobre...

Saudades e Beijos

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Vida no Kibutz

Booooom, zenti... Fiquei uns tempos sem dar noticias, mas na verdade nao aconteceu muita coisa de novo. Nessas ultimas semana fiquei no kibutz, nao viajei. To aqui, curtindo a vidinha pacata que eu tanto gosto.
O pessoal reclama muito da monotonia desse lugar, nao eh de hoje. Eu amo, sinceramente.
Acho uma delicia, penso seriamete em morar aqui um dia. Vou contar um segredo pra voces: Estou apaixonada por Hatzerim.
Eh, eh isso. Desculpe, Curitiba. Desculpe, Vitoria. Meu novo amor tah aqui em Israel.
....
Hahahahaha...
Enfim, como ja disso, novidade mesmo nao tenho. Posso contar pra voces que estou curtindo muito o trabalho. Eh cansativo como poucas coisas na vida, algumas das coegas de trabalho as vezes acham que eu sou incapaz de fazer as coisas, mas o resto compensa. Primeiro que as criancas sao maravilhosas, linda, fofas. Minha paixao por criancas soh cresce. Alem disso, nao ha aula de hebraico melhor do que passar o dia com um bando de mulher que fala horrores. Converso com as mitocondrinhas tambem, mas elas nao respondem. Fora isso, nao eh nenhum problema fazer um trabalho pesado, ou um trabalho domestico. To aprendendo que lavar uma louca ou limpar um chao nao eh o fim do mundo (pode chorar, mae. sei que a emocao eh grande.).
Sei la, acho q ta me fazendo bem trabalhar lah. To feliz, sempre cansada, mas feliz.
As aulas, quando a gente presta atencao e se empenha, sao melhores. Realmente, eu poderei ter uma aula um pouco mais adequada ao que eu preciso aprender, mas ta bom.
Ta tudo bom, tudo otimo.
Acho que eh isso que posso dizer. A rotina ta boa, nao me cansa, me faz feliz.
Saudades e Beijos,
Marina