sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ai, ai... Como eh bom escrever com calma...

!Hola! a todos... Estou eu aqui em Holon (cidade proxima de Tel Aviv) na casa dos meus tios, revivendo o que eh usar um computador com calma, sem 5 ulpanistas desesperados no seu pescoco querendo checar orkut, jogar CS, entrar no msn ou simplesmente te incomodar. Uma experiencia um tanto peculiar...
Antes de contar o que eu tenho feito, queria frizar dois fatos de suma importancia:
-Atila, o madrich/maskir/chaver tnua oficial do Brasil nao soh esteve no meu blog, como aprovou minha descricao do kibutz (Saudades, gordo...).
-O endereco do meu blog, se digitado incorretamente (blogpsot ao inves de blogspot) nos leva a um site de estudos biblicos. Interessantissimo, nao?

Bom, dito isso, vou lhes falar o que tem passado comigo.
Depois de algumas semana mas rotineiras, no kibutz, tivemos uma semana bem agitada. Fomos para um seminario da tnua, junto com o pessoal da argentina e do uruguai, sobre o tema Chevra Israeli (sociedade israelense). Passamos o seminario hospedados num colegio interno perto de Netania (centro de Israel) e todos os dias viajavamos pra lugares diferentes.
Na terca feira fomos pra Jerusalem, visitamos o museu da Coexistencia. O museu eh maravilhoso, fiquei encantada. Tem obras de arte contemporanea mas sem aquela coisa sem sentido que a gente ve as vezes nesse tipo de arte. Eh tudo muito direcionado, com criticas sociais, muito inteligente. A casa onde o museu esta instalado se situa em cima da linha verde, que eh a linha de separacao do estado judaico e do estado palestino (partilha da ONU - 1947). Lah morava uma familia palestina, que teve que se mudar por causa da guerra de independencia. Depois a casa serviu como uma especie de base durante a guerra. Enfim, tem historia o tal lugar. Depois disso almocamos na tayelet (uma especie de calcadao com vista pra cidade velha de Jerusalem) e fomos pro machon ter algumas palestras, todas muito variadas, desde um palestrante de extrema direita ateh um palestrante palestino.
Na quarta fizemos um passeio de bicicleta. Ele faz parte de uma bicicletada que o exercito israelense esta fazendo de norte a sul de Israel. Participamos de um pedaco de 25 km dessa marcha, foi sensacional e muito cansativo. Depois disso fomos pra praia em Netanya. Quer dia melhor? Tava morrendo de saudades de praia, me realizei...
Na quinta passeamos em Tel Aviv, proximo da Tachana HaMerkazit HaIeshana (Rodoviaria Antiga), pra ver todos os grupos sociais que tem por lah. Tem de tudo, desde trabalhadores ilegias da Tailandia ateh prostitutas russas. Foi bem surpreendente conhecer esse lado de Israel, que eu nem imaginava que existia.
Ai na sexta ficamos livres em Tel Aviv, passeamos no bairro religioso (de shortinho! tenso...), em Neve HaTzedek- que eh um bairro dos artistas, uma gracinha-, no Shuk (feirinha) e na praia, onde tinha uma roda de tambores.
Enfim, o seminario foi mais ou menos isso. Bem agitado, bem cansativo, bem bom. No fim tambem foi bom voltar pra "casa". Casa porque foi essa a sensacao que eu tive quando pisei no kibutz. Senti falta do trabalho, da comida do Cheder Haochel (refeitorio), da familia adotiva e ate das aulas de hebraico.
Bom, ai nessa semana voltamos a rotina, trabalhamos, estudamos. Foi tudo bem tranquilo. Estamos na casa nova da Tinokia (bercario) e lah eh tudo maior e melhor. As criancas estao lindas como sempre, crescendo. Tem uma que jah anda, ate...
Em sintese, ta tudo bem... Agora no "fim de semana" (sexta a noite+sabado) to na casa da familia em Holon. Hoje vou sair com a minha prima e amanha devo visitar parentes no Kibutz Givat Brener.
Eh isso...
Beijos e Saudades,
Marina