quinta-feira, 27 de março de 2008

Quanto tempo, heein?

Eh, nesse meio tempo aconteceu bastante coisa... Pra comeco de conversa mudei de trabalho: troquei as roupas, com todo o seu carisma, por babys. Estou trabalhando agora na Tinokia, ou bercario. Trabalho lah com outras 5 mulheres e cuidamos de 13 criancas. As criancas sao, simplesmente, a coisa mais linda. Tem crianca ruiva, loira, morena, mas todas liiiindas.

O trabalho eh bem cansativo: lavo louca, lavo chao, levanto ciranca, troco fralda, corto fruta e verdura, tiro o lixo e varias outras coisas. No fim saio destruida, mas muito feliz, porque o trabalho eh otimo.
Tambem, desde a ultima vez que lhes dei noticias, estive em Tel Aviv. Especificamente em Holon, na casa dos meu tios, Miriam e Salomao. Sai com a minha prima Dana na sexta feira e no sabado fui pra Guivat Brener, o kibutz onde moram meus tios Natan e Rachel. Vi todos os tios, fora o tio Meilech, que ja tinha visitado e varios primos. Comi lah um churras delicioso, matei minha vontade de comer carne, uma delicia.

Voltei no sabado a noite e na segunda feira viajei de novo. Fomos pra Jerusalem, num tiul (passeio).


Visitei Yad Vashem, o museu do Holocuasto. Foi uma experiencia e tanto, o lugar eh sensacional e tem partes muito emocionantes. Depois subimos em uma montanha que da pra ver toda Jerusalem. Nao ivmos muito, a nevoa falou mais alto, mas comemos um lanchinho e seguimos pra cidade velha. A Cidade Velha tambem poderia ser chamada de cidade do Barba, tudo lah lembra meu pai. Visitamos alguns lugar que eu lembrava de ter estado a muuuuito tempo, como o "tumulo" do rei David e outras coistas mas. No meio de varias coisas com a cara do Sergio Feldman, achei uma que lembrou sua irma--->



Muito bonita essa minha titia.


Bom, mas a agitacao da semana nao parou por ai. Na quinta feira teve Purim. Purim foi um grande acontecimento pra mim. No Brasil eh uma festa bastante sem graca, sem importancia. As vezes a gente se fantasia, faz uma festinha e para por ai. A festa do kibutz foi "maxima", "masheu". Quem organizou as brincadeiras fomos nos, do Brasil. Preparamos varios postos onde as criancas brincavam. Estavam todas fantasiadas, coisa mais linda. Depois teve uma peca do Magico de Oz, montada por moradores do kibutz e com participacoes das criancas, atuando e dancando. Apos a peca fomos pra fora e comemos na grama cachorro quente. A essa altura eu ja estava encantada com o clima do kibutz, o clima de festa e tava me sentindo uma crianca. Pra completar ainda tocaram algumas musicas e nos aprendemos a dancar com as criancas.


Na sexta conheci a minha familia do kibutz, que nao poderia ser melhor. Meu pai eh o Saci, o chefe da noi (Jardim) que tem um rabo de cavalo quase ateh o chao. A mae eh a Rutka, uma fofa, nos recebeu super bem. Isso pra nao falar das criancas. Sao quatro, todos lindos. Uma menina de 10, a Naama, um menino de 8, o Raz, uma menina de cinco (pela qual to apaixonada), a Gaya e um Baby de dois meses, que eu nao lembro o nome (foooda...). Eu e o zinho jantamos lah, a comida tava uma delicia e adoramos eles. Depois fomos pra festa de purim de gente grande, que foi no cheder haochel (refeitorio), que estava irreconhecivel, com muisca, casino, bar... Foi muito bom tambem, todo mundo se fantasiou e deu pra rir bastante. No sabado, pra ocmpletar, mais uma festa de Purim, dessa vez da Machbesa+Machsan Begadim (Lavanderia+Lugar onde dobra a roupa, vulgo ex-trabalho). Eu nao trabalho mais lah, mas fui convidada. Foi muito engracado, as velinhas sao umas figuras. Tinha umas fantasiadas, muito empolgadas e teve ateh peca de purim, com o Marcio de Achshverosh.
Ai acabou a semana e comecou outra. No domingo aocrdei com o famoso pescoco travado e fiquei dormindinho. Segunda aula, hoje trabalho. E eh mais ou menos isso.
Vou tentar da proxima vez nao deixar acumular tanta coisa pra contar....
Beijos e saudades...

6 comentários:

Ariel Feldmans disse...

Bebê, eu falei com você e vim ver teu blog! Já sabia de tudo que você escreveu. Muito batuta teu telefonema...

serfeld disse...

Baby, adorei as últimas notícias do blog. Já sabia das novidades mas ilustrou legal. Na foto da festa de Purim, qual é sua mãe do kibutz?
Mãe

serfeld disse...

Baby

Eu acho que voce precisa dar um jeito e revisar antes de editar. O blog esta genial. Criativo, sensivel e muito interessante para os que não conhecem o kibutz e Israel. Sua descrição de Jerusalém e do "barba" me emocionou. Nosso passeios por lá foram há mais de uma década. se voce ainda faz alguma conexão..valeu tudo e muito mais.Amei as fotos. Amo voce..voce é uma paixão de pessoinha. beijos

Ida Feldman disse...

Oi Milho,
Fiz um blog do Aronzinho. Tá bem bacana. É pra todo mundo postar, mas só eu que tenho postado. Estou pondo as fotos do brit tambem no idafeldman ponto com e já já te mando os links.

Adorei a foto do café Ido. Já até salvei pra mim.

Tenho uma amiga que viaja muito e por onde ela vai, ela fotografa coisas que tem o meu nome ou um luminoso do Topo Gigio.

Obrigada por lembrar daí, de tão longe, de mim.

Aqui a corujísse tá a milhão.
Eu, a Fani e o Bruno somos fadas madrinhas, além de tios. Eu me "enfiei" na parada de ser madrinha e a Valéria topou!
E o Bruno falou que sou a Sa-fada Madrinha. Hahahaha.

Mande beijos pra esses tios todos daí.

Beijo da Tia Ido.
E do Nelson marrom.

Ida Feldman disse...

o blog do aronzinho é:
www.aronzinho.blogspot.com

Ida Feldman disse...

Eu fui no museu do holocausto. E fui em amsterdan no museu da Anne Frank. E já li os livros dela, da amiga que sobreviveu e sua biografia.

Ido