quinta-feira, 27 de março de 2008

Quanto tempo, heein?

Eh, nesse meio tempo aconteceu bastante coisa... Pra comeco de conversa mudei de trabalho: troquei as roupas, com todo o seu carisma, por babys. Estou trabalhando agora na Tinokia, ou bercario. Trabalho lah com outras 5 mulheres e cuidamos de 13 criancas. As criancas sao, simplesmente, a coisa mais linda. Tem crianca ruiva, loira, morena, mas todas liiiindas.

O trabalho eh bem cansativo: lavo louca, lavo chao, levanto ciranca, troco fralda, corto fruta e verdura, tiro o lixo e varias outras coisas. No fim saio destruida, mas muito feliz, porque o trabalho eh otimo.
Tambem, desde a ultima vez que lhes dei noticias, estive em Tel Aviv. Especificamente em Holon, na casa dos meu tios, Miriam e Salomao. Sai com a minha prima Dana na sexta feira e no sabado fui pra Guivat Brener, o kibutz onde moram meus tios Natan e Rachel. Vi todos os tios, fora o tio Meilech, que ja tinha visitado e varios primos. Comi lah um churras delicioso, matei minha vontade de comer carne, uma delicia.

Voltei no sabado a noite e na segunda feira viajei de novo. Fomos pra Jerusalem, num tiul (passeio).


Visitei Yad Vashem, o museu do Holocuasto. Foi uma experiencia e tanto, o lugar eh sensacional e tem partes muito emocionantes. Depois subimos em uma montanha que da pra ver toda Jerusalem. Nao ivmos muito, a nevoa falou mais alto, mas comemos um lanchinho e seguimos pra cidade velha. A Cidade Velha tambem poderia ser chamada de cidade do Barba, tudo lah lembra meu pai. Visitamos alguns lugar que eu lembrava de ter estado a muuuuito tempo, como o "tumulo" do rei David e outras coistas mas. No meio de varias coisas com a cara do Sergio Feldman, achei uma que lembrou sua irma--->



Muito bonita essa minha titia.


Bom, mas a agitacao da semana nao parou por ai. Na quinta feira teve Purim. Purim foi um grande acontecimento pra mim. No Brasil eh uma festa bastante sem graca, sem importancia. As vezes a gente se fantasia, faz uma festinha e para por ai. A festa do kibutz foi "maxima", "masheu". Quem organizou as brincadeiras fomos nos, do Brasil. Preparamos varios postos onde as criancas brincavam. Estavam todas fantasiadas, coisa mais linda. Depois teve uma peca do Magico de Oz, montada por moradores do kibutz e com participacoes das criancas, atuando e dancando. Apos a peca fomos pra fora e comemos na grama cachorro quente. A essa altura eu ja estava encantada com o clima do kibutz, o clima de festa e tava me sentindo uma crianca. Pra completar ainda tocaram algumas musicas e nos aprendemos a dancar com as criancas.


Na sexta conheci a minha familia do kibutz, que nao poderia ser melhor. Meu pai eh o Saci, o chefe da noi (Jardim) que tem um rabo de cavalo quase ateh o chao. A mae eh a Rutka, uma fofa, nos recebeu super bem. Isso pra nao falar das criancas. Sao quatro, todos lindos. Uma menina de 10, a Naama, um menino de 8, o Raz, uma menina de cinco (pela qual to apaixonada), a Gaya e um Baby de dois meses, que eu nao lembro o nome (foooda...). Eu e o zinho jantamos lah, a comida tava uma delicia e adoramos eles. Depois fomos pra festa de purim de gente grande, que foi no cheder haochel (refeitorio), que estava irreconhecivel, com muisca, casino, bar... Foi muito bom tambem, todo mundo se fantasiou e deu pra rir bastante. No sabado, pra ocmpletar, mais uma festa de Purim, dessa vez da Machbesa+Machsan Begadim (Lavanderia+Lugar onde dobra a roupa, vulgo ex-trabalho). Eu nao trabalho mais lah, mas fui convidada. Foi muito engracado, as velinhas sao umas figuras. Tinha umas fantasiadas, muito empolgadas e teve ateh peca de purim, com o Marcio de Achshverosh.
Ai acabou a semana e comecou outra. No domingo aocrdei com o famoso pescoco travado e fiquei dormindinho. Segunda aula, hoje trabalho. E eh mais ou menos isso.
Vou tentar da proxima vez nao deixar acumular tanta coisa pra contar....
Beijos e saudades...

domingo, 23 de março de 2008

Amanha mando noticias dessa ulitma semana....
Beijos

Ganhei um sobrinho!

"Nasceu!
Aron Feldman Moreira
Hoje, 21 de março, perto das 4h, com 48,5 cm e 3,160 K
Filho de Valéria Feldman e Perkins Theodoro Moreira.
Nasceu em Purim e Sexta Feira Santa (Pascoa) e no signo de áries, primeiro dia."

Assim falou Ida Feldman...

Meu sobrinho/primo n
asceu em Adar.

"A palavra Adar é cognata ao hebraico Adir, que significa "força".
Adar é o mês da boa sorte para o povo judeu. Nossos Sábios
dizem a respeito de Adar: "Sua mazal [sorte] é forte."



Purim, o dia festivo de Adar, comemora a "metamorfose" da aparente
má sorte dos judeus (como pensava Haman) para boa. "Quando
chega Adar, nós intensificamos em júbilo." A Festa
de Purim assinala o ponto alto na alegria do ano inteiro. O ano judaico
começa com o júbilo da redenção de Pêssach e termina com a alegria da redenção de Purim.
"O júbilo
quebra todas as barreiras".
a
O júbilo de Adar é o que faz deste mês o mês

"grávido" do ano (i.e., sete dos dezenove anos no ciclo

do calendário judaico são "anos embolísmicos"

– "grávidos" com um mês de Adar adicional).

Quando há dois Adars, Puri
m é celebrado no segundo Adar,
para conectar a redenção de Purim com a redenção

de Pêssach. Assim, vemos que o segredo de Adar e Purim é

"o fim está cunhado no início"."


Assim falou algum rabino... As vezes eles tem razao, tambem

....

terça-feira, 11 de março de 2008

Voltei...

A paciencia pra escrever anda limitada, mas ca estou.
Nesse tempo aconteceu o seguinte:
-Dia 28/02 fomos ao show do Haproiect shel Iadn Raichel, que eh um projeto de um cantor israelense, onde ele juntou dois cantores etiopes, uma israelense e musicos de algumas nacionalidades e fez uma banda. As musicas sao muito boas, mas a gente ficou meio perdido no show porque nao conhecia muitas musicas.
-Na sexta feira, dia 29/02, viajamos pro norte pra um kibutz chamado Magan Michael. Fica entre Haifa e Hadera, na beira da praia. O pessoa ldo Dror da Argentina e do Uruguai faz ulpan la e fomos visita-los. O kibutz eh lindo, a praia eh irada, mas o kibutz eh privatizado. No cheder haochel (refeitorio) tudo tem o preco escrito. Isso gerou uma confusaozinha porque, apesar de eles cobrarem pera comida, nao aceitam dinheiro, pois lah nao pode circular dinheiro. Quase fomos espulxsos sem poder comer. No fim ficou tudo tranquilo. La tem um PUB tambem, muito bom. A festa foi irada e no sabado fomos pra praia. Sabado mesmo voltamos, porque aqui o fim de semana dura 1 dia soh.
-Voltamos e no sabado teve pub aqui tambem, o primeiro... Iraaaa!
-A semana correu tranquila, to cada vez gostando mais do meu trabalho, apesar de ser repetivtivo...
-Sexta, dia 07/03, teve o segundo pub... O pub de hatzerim nao eh muito bom, a musica eh fraca, mas tava todo mundo junto e foi legalzinho...
-Hoje, dia 11/03, aprendi a passar roupas no trabalho. GRANDE MARCO NA INFANCIA DE MARINA FELDMAN, que fique claro.

Eh isso, quando tiver mais noticias, apareco. No picasa tem fotos.
Beijos e Saudades,
Marina